O Cadastro Único (CadÚnico) é fundamental para a implementação de políticas públicas no Brasil, pois é um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda no país. Assim, ele permite que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessas famílias, facilitando o acesso a diversos programas sociais
Ou seja, o CadÚnico é uma ferramenta essencial para a inclusão social, garantindo que os benefícios cheguem àqueles que realmente necessitam.
En savoir plus : FGTS 2024: confira o calendário
Quais benefícios o CadÚnico oferece?
Veja a seguir os benefícios que o CadÚnico oferece aos beneficiários:
- Ma maison, ma vie ;
- Programa Tarifa Social Energia Elétrica;
- Tarifa social de água;
- Sac Familial ;
- ID Jovem;
- Carte pour personnes âgées ;
- Bolsa Família.
Sobre o CadÚnico
O CadÚnico é um registro que reúne informações detalhadas sobre a composição familiar, a renda, a escolaridade, a situação de trabalho, a moradia e outras variáveis socioeconômicas das famílias cadastradas.O foco do programa são as famílias de baixa renda, e o cadastro é uma condição para o acesso a diversos programas sociais e benefícios oferecidos pelo governo federal, estadual e municipal.
Como dito antes, a inscrição no CadÚnico é um requisito para a participação em programas sociais importantes, como o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
Quem pode se cadastrar?
O CadÚnico, como dito antes, foca em famílias de baixa renda, que ganham meio salário mínimo por pessoa. Contudo, famílias com renda mensal de até três salários mínimos podem se cadastrar, desde que haja um vínculo de inclusão em programas sociais do governo.
Além disso, pessoas em situação de rua também podem se cadastrar para ter acesso aos benefícios.
Caso você ainda não tenha cadastro, basta ir pessoalmente até um posto de atendimento da sua cidade. Isso porque apesar de ser um programa do governo, ele é operacionalizado pelas prefeituras.
O CadÚnico é uma ferramenta do governo brasileiro que tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias de baixa renda em todo o país. Criado pelo Ministério da Cidadania, o CadÚnico é uma base de dados que serve como instrumento de coleta e gestão de informações socioeconômicas das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social.
Image : Agence Brésil