Voa Brasil: criminosos se passam por site famoso para aplicar golpe

Mainokset

O governo federal vai lançar em breve o ohjelmoida Voa Brasil, uma plataforma que vai disponibilizar passagens mais em conta para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

O Voa Brasil ainda não foi lançado, mas golpistas usaram um portal falso para simular uma reportagem da CNN Brasil para atrair vítimas. Desse modo, veja a seguir como funciona o golpe e saiba como se proteger. 

Golpe Voa Brasil

O golpe começa quando os criminosos enviam links às vítimas oferecendo falsos descontos em passagens. Assim, quando a vítima clica no link ela é redirecionada a um chat para se cadastrar, e é neste momento em que os golpistas conseguem os dados como nome completo e CPF. 

Mainokset

Feito isso, o usuário é direcionado a uma guia de pagamento, que deve ser realizada em no máximo 30 minutos. Dessa forma, um desses portais se passou por uma reportagem da CNN Brasil, usando a identidade visual do veículo. 

A CNN destacou em nota que não anunciou em nenhuma de suas plataformas qualquer tipo de promoção ou venda de passagens. A nota ainda destaca que a CNN repudia essa prática e que já tomou as medidas judiciais cabíveis. 

Mainokset

Diante da situação, o governo federal se pronunciou por meio de dois comunicados oficiais, ressaltando que o programa ainda está em fase final, e que ainda não há regras 100% concretas a respeito de seu funcionamento.

Além disso, houve um alerta para que os cidadãos denunciem essas práticas por meio dos seguintes canais oficiais: 

Como vai funcionar o programa? 

Como dito antes, o programa ainda está na reta final e não divulgou todas as regras ainda. Contudo, o que se sabe até o momento é que o Voa Brasil vai disponibilizar passagens a R$ 200 a aposentados e pensionistas do INSS que tem renda de até R$ 6,8 mil.

Portanto, esse grupo de pessoas terá direito a duas passagens por ano, com direito a acompanhante, para os destinos disponibilizados no período de baixa temporada. Vale destacar que quem não viajou no último ano poderá comprar até 4 passagens. 

Kuva: Freepik