Serasa aponta que dívidas dos brasileiros são com alimentação

A inadimplência no Brasil sempre foi algo frequente, mas recentemente, com o surgimento do Desenrola Brasil, muitas pessoas estão conseguindo se livrar dos débitos. Apesar disso, uma pesquisa da Serasa evidenciou que as dívidas dos brasileiros estão relacionadas à alimentação. 

O levantamento “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” revelou que 59% dos brasileiros têm contas pendentes no cartão de crédito relacionadas a compras em supermercados. Sendo assim, veja detalhes desta pesquisa. 

Katso lisää: Veja quem vai receber o Bolsa família na segunda-feira

Dívidas em supermercados

A cada dia que passa mais os brasileiros usam o cartão de crédito para fazer compras, ainda que sejam itens comuns do dia a dia. Como a compra do mês não é algo supérfluo, que dê para deixar de lado, as pessoas acabam se endividando. 

Os preços dos produtos também não ajudam, já que os itens de cesta básica, por exemplo, seguem altos. Além do gasto com a alimentação, grande parte das dívidas está relacionada a outros itens do cotidiano, como:

  • Roupas;
  • Calçados;
  • Eletrodomésticos. 

Esses itens representam 46% das dívidas dos brasileiros. Há, ainda, 37% da população endividada com remédios e tratamentos médicos. 

Feirão Limpa Nome 

Se você está endividado este pode ser o momento ideal para quitar seus débitos! Isso porque a Serasa começou mais um Feirão Limpa Nome no dia 30 de outubro. Assim, os descontos podem chegar até 99%.  Os pagamentos podem ser via boleto ou Pix e ainda há a opção de parcelamento com juros caso o consumidor queira. 

Mais de 500 empresas vão participar dessa edição, entre elas:

  • Bancos;
  • Varejistas;
  • Operadoras de telefonia;
  • Securitizadoras;
  • Financeiras. 

Além disso, quem está com as contas de luz atrasadas também terá a chance de negociar os débitos. Depois de efetuar o pagamento, os consumidores precisam esperar até que as empresas excluam a dívida. 

Normalmente os débitos demoram até cinco dias úteis para serem excluídos, ainda que sejam acordos parcelados. Então, não perca a chance de limpar o seu nome! 

Imagem: Freepik