Agora que o FGTS poderá ser usado para pagar viagens, muita gente está pensando em adiantar a parcela do benefício. Essa novidade é uma forma dos brasileiros comprarem passagens e ainda fomentar o turismo no país.
Contudo, é preciso ficar atento aos riscos de antecipar o valor do FGTS, já que esse dinheiro é para situações de emergência. Veja a seguir detalhes a respeito dessa situação.
Katso lisää: Conheça os patrocinadores do Rock in Rio 2024
Qual o problema em antecipar o FGTS?
É importante destacar que o FGTS é um dinheiro para emergências, como em casos de demissão sem justa causa. Então, antecipar a parcela para poder viajar, por exemplo, pode não ser uma boa opção.
Isso porque o FGTS é para emergências, e sacar o valor com outras despesas traz uma insegurança financeira. Então, o ideal é não usar o valor do fundo para isso e deixá-lo para situações de emergência.
Modalidades do FGTS
Há duas modalidades, o saque-rescisão, que dá ao trabalhador o direito de retirar o valor total da conta, incluindo a multa rescisória, em casos de demissão sem justa causa.
A outra modalidade é o saque-aniversário, que surgiu em 2019, e possibilita que o trabalhador saque uma parcela anual do saldo da conta no mês do aniversário. O valor pode variar entre 5% e 50% da soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, com um adicional relacionado ao saldo.
Novidades
O FGTS Digital é uma novidade que deve surgir em breve, em 1º de março de 2024. O lançamento foi adiado para que haja mais tempo de testes do sistema.
Sendo assim, vale destacar que o projeto está em andamento há quatro anos, e que as empresas de todo o Brasil puderam testar a nova forma de recolhimento nos últimos três meses.
Imagem: Divulgação/Caixa Econômica Federal