O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que visa auxiliar os brasileiros a saírem da inadimplência. Por meio da plataforma Desenrola é possível fechar acordos e efetuar os pagamentos para se livrar de débitos pendentes.
No entanto, é válido pontuar que é preciso se encaixar em alguns critérios para poder negociar pela plataforma Desenrola. Em primeiro lugar, você deve ter uma renda bruta mensal de até dois salários-mínimos ou que estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Além disso, só é possível negociar dívidas negativadas de 2019 a 2022, e que não ultrapassem o valor de R$ 20 mil (dívida atualizada).
Ver más: Score Serasa 3.0: o que mudou
Como negociar pelo Desenrola Brasil
Em primeiro lugar, você deve fazer login na página do Desenrola Brasil usando a sua conta Gov.br. Esse é um portal do governo brasileiro que permite ao cidadão acessar uma série de serviços online. Para usar a plataforma, sua conta precisa ser no mínimo nível prata.
Logo depois de fazer o login, você já poderá consultar suas dívidas. Escolha as que quer quitar com desconto e na sequência determine o método de pagamento. Você poderá pagar à vista ou financiar o parcelamento em até 60 meses.
Navegue pela seção de perguntas e respostas do site para obter mais informações sobre o programa. Para tanto, basta abaixar a tela ou clicar na opção “Dúvidas” na parte de cima.
Formas de pagamento
Se você fizer um parcelamento, o pagamento poderá acontecer por meio de débito em conta corrente, boleto bancário ou PIX, conforme consta no site. Já para pagamento à vista, estarão disponíveis a opção de boleto e PIX.
Vale pontuar, no entanto, que algumas dívidas você não vai poder financiar. São estas: FIES, crédito rural, financiamento imobiliário, créditos com garantia real, operações com funding ou risco de terceiros.
Imagen: rawpixel.com en Freepik