Brasileiros têm apenas um mês para sacar valores do PIS

O PIS/Pasep 2023 estará disponível para saque até o dia 28 de dezembro. Então, é preciso ficar atento e sacar o valor antes que o prazo termine. Vale destacar que essa modalidade de abono salarial é para os trabalhadores que trabalharam de carteira assinada no ano-base 2021

Há, ainda, outros requisitos para receber o PIS, confira a seguir em detalhes e saiba mais sobre o prazo de saque. 

Ver más: FGTS Digital: como vai funcionar?

Quem pode receber o PIS? 

Como dito antes, para ter acesso ao valor é preciso ter trabalhado de carteira assinada no ano-base 2021. Além disso, o trabalhador precisa ter recebido até dois salários mínimos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias. 

Outro detalhe é que é necessário ter cadastro no Fundo de Participação PIS/Pasep ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) há no mínimo cinco anos. Quem cumpre todos os requisitos pode receber o valor.

Prazo para sacar o valor do fundo 

Como dito antes, os brasileiros têm até dia 28 de dezembro para sacar o dinheiro nas agências. Mas, caso não seja possível, há a possibilidade de resgatar o valor junto à entidade administradora por até cinco anos. 

Para quem optar por fazer o saque dentro do prazo, uma boa maneira é usar o app da Carteira de Trabalho Digital. 

Como o PIS funciona? 

É importante destacar que o PIS é um contribuição que as empresas pagam aos cofres públicos. Desse modo, este valor é para pagar o seguro-desemprego e o abono salarial dos trabalhadores.

Ou seja, o foco do programa é transferir o dinheiro para os trabalhadores de baixa renda. O PASEP é similar, mas é somente para os funcionários públicos. 

O certo é que estes dois benefícios sejam pagos no ano seguinte ao ano-base, mas como dito antes, devido a pandemia isso não está acontecendo. Isso porque houve atraso nos pagamentos e agora eles acontecem com um intervalo de dois anos entre o ano-base. 

Imagen: José Cruz/ Agência Brasil