A Receita Federal anuncia uma ótima notícia para os contribuintes: a liberação de um novo lote de restituição do Imposto de Renda. Este acontecimento é especialmente relevante agora, com o final do ano se aproximando, trazendo alívio financeiro para muitos.
A restituição do Imposto de Renda representa a devolução de valores pagos a mais pelos contribuintes. Essa situação ocorre quando o imposto efetivamente devido, calculado na declaração anual, é menor do que o total pago durante o ano. Assim, o excesso volta ao contribuinte.
Ver también: iPhone por R$ 1.000 na Black Friday; Confira
Receita Federal condiz processo de restituição do Imposto de Renda
Este processo, conduzido pela Receita Federal, segue um cronograma específico após a análise das declarações anuais. A restituição acontece em lotes mensais, com prioridade para idosos, pessoas com deficiência, e aqueles que entregaram a declaração mais cedo.
Erros ou omissões na declaração podem atrasar ou até impedir a restituição, então é crucial preencher tudo corretamente. Assim, a consulta para este novo lote já está disponível, e mais de 350 mil cidadãos estão aptos a receber os valores, cujo depósito ocorrerá em breve.
Como consultar e receber a restituição?
Para saber se você está incluído neste lote de restituição, acesse o site da Receita Federal. Lá, você encontrará a opção ‘Consultar a Restituição’. Se tiver direito, o valor será depositado na conta fornecida na declaração do IRPF.
Este lote contempla mais de 760 milhões de reais, com prioridade para idosos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optaram pelo recebimento via PIX. Contudo, caso o valor não caia na conta, é possível solicitar pelo Banco do Brasil dentro de um ano.
Prioridades e benefícios
A Receita Federal estabelece uma ordem de prioridade para a liberação dos valores. Neste lote, os primeiros a receber são os contribuintes com mais de 80 anos, seguidos por aqueles acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves, e professores.
A escolha do PIX como método de recebimento também acelera o processo. Assim, este lote de restituição é uma oportunidade para muitos planejarem melhor suas finanças, especialmente considerando as despesas típicas de final de ano.
Imagen: Marcelo Camargo/Agência Brasil