Bloqueio no Bolsa Família: Entenda a Relação com o Uso de Cartão de Crédito e Pix.

Em março deste ano, o programa social que obteve mais sucesso em seus dois primeiros mandatos, o Bolsa Família, foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente, cerca de 21 milhões de famílias estão sendo contempladas com o valor mínimo de R$ 600,00, além de outros benefícios incluídos no programa.

Assim, para ter acesso ao benefício, apenas duas exigências precisam ser cumpridas: ter renda familiar mensal de até R$ 218,00 por pessoa e ter toda a família que reside na mesma casa inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, há algumas condicionalidades para que os repasses continuem sendo feitos regularmente. Confira!

Condicionalidades para evitar o bloqueio do Bolsa Família

Portanto, algumas condições foram estabelecidas pelo governo federal para garantir que os beneficiários continuem recebendo o Bolsa Família e não tenham seus pagamentos bloqueados. São elas:

  1. Cumprimento do calendário de vacinação;
  2. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças de até 7 anos de idade;
  3. Pré-natal para gestantes;
  4. Frequência escolar de 75% para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos.

Diante disso, é possível constatar que o uso do cartão de crédito e do Pix não é mencionado pelo governo, o que significa que esses meios de pagamento não resultam no bloqueio do Bolsa Família. No entanto, é importante ter cuidado com grandes transações realizadas via Pix, pois o governo pode interpretar que o beneficiário possui outra fonte de renda e não precisa mais do benefício.

Calendário Bolsa Família – Junho

Confira o cronograma de repasses do Bolsa Família para junho, que ocorre de acordo com o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS). Confira abaixo.