As fraudes cibernéticas seguem fazendo vítimas. Um novo golpe, em específico, parece estar em alta. Trata-se de uma abordagem feita por WhatsApp, onde os estelionatários enviam links para as vítimas alegando que, por meio destes, elas poderão resgatar valores esquecidos no Banco Central.
O SVS (Sistema de Valores a Receber) é legítimo, porém somente pela page oficial do Banco Central que deve-se buscar informações acerca do mesmo. No caso da fraude em questão, no entanto, os bandidos enviam um link falso com o objetivo de roubar suas senhas.
O que fazer diante das tentativas de golpe?
É importe ressaltar que esse é apenas um dentre uma ampla sorte de golpes online aplicados todos os dias. Dessa forma, é preciso que os internautas estejam atentos a sinais de fraude. Links enviados por mensagem ou e-mail, por exemplo, devem sempre ser encarados com cautela.
A orientação geral é que ignore-se números desconhecidos e não clique nos links suspeitos enviados, nem faça download de anexos. Vale pontuar: nenhuma instituição financeira legítima pedirá sua senha, sob nenhuma hipótese. Sendo assim, caso isso ocorra, é um forte indicativo de fraude.
Outros golpes comuns no WhatsApp
As redes sociais são um campo fértil para atividades criminosas dessa natureza. O WhatsApp, aplicativo de mensagens usado amplamente no Brasil, é uma das redes mais utilizados para aplicação de golpes financeiros de todo tipo.
Essas fraudes incluem supostas promoções tentadoras, ofertas de empregos que não parecem realistas ou até mensagens enviadas em nomes de bancos e empresas. Opte por entrar nos canais oficiais de atendimento das instituições.
Caso identifique a tentativa de golpe, você poderá simplesmente ignorar a mensagem e bloquear o número que a enviou. O WhatsApp também possui a opções de denunciar o número. Faça isso para ajudar a conter as atividades fraudulentas na rede.
Image: Freepik