O FGTS é uma novidade que deve surgir em breve, em 1º de março de 2024. O lançamento foi adiado para que haja mais tempo de testes do sistema. Vale destacar que o projeto está em andamento há quatro anos, e que as empresas de todo o Brasil puderam testar a nova forma de recolhimento nos últimos três meses.
Apesar disso, o lançamento definitivo ainda não aconteceu. Sendo assim, veja em detalhes como essa novidade vai funcionar e quais serão as vantagens do FGTS Digital.
See more: Serasa aponta que dívidas dos brasileiros são com alimnetação
Digital FGTS
É importante destacar que no Brasil mais de 4,3 milhões de empregadores recolhem o FGTS dos quase 42 milhões de contas dos trabalhadores. O valor das contas vai para aos trabalhadores em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves, ou a compra da casa própria.
Ou seja, é um dinheiro para emergências. Contudo, muitos empregadores deixam de depositar os valores. Então, com o FGTS Digital a ideia é que a sonegação diminua.
Além disso, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destacou que a criação do FGTS digital deve diminuir em até 34 horas por mês o trabalho das empresas com o recolhimento dos valores. Dessa forma, com essa novidade os depósitos poderão acontecer via Pix e haverá mais transparência no processo.
What are the types of FGTS?
The FGTS has two modalities, the termination withdrawal, which gives the worker the right to withdraw the total amount from the account, including the termination fine, in cases of dismissal without just cause.
The other option is the anniversary withdrawal, which was introduced in 2019 and allows the worker to withdraw an annual portion of the balance in the FGTS account in the month of their birthday. The amount can vary between 5% and 50% of the sum of all the balances in the worker's FGTS accounts, with an additional amount related to the balance.
Image: Marcelo Camargo/ Agência Brasil