Empréstimo Consignado com Nome Negativado: É uma Opção?

Ter um nome negativado pode criar diversas restrições financeiras para os indivíduos, mas será que o empréstimo consignado também está nessa lista? Saiba mais!

Os bancos fornecem empréstimos consignados para aposentados, pensionistas e funcionários públicos com taxas de juros mais acessíveis comparadas a outras opções. Mas o que ocorre se uma pessoa pertencente a esse grupo tiver o nome negativado?

Primeiramente, é importante frisar que essa modalidade de empréstimo tem como característica o desconto direto na folha de pagamento, portanto, os riscos de não pagamento são extremamente baixos. Diante disso, algumas instituições financeiras permitem esse serviço para pessoas com nome sujo.

O empréstimo consignado se destaca como uma das opções mais favoráveis porque a lei estabelece que a taxa de juros não pode exceder 1,97% ao mês para aposentados e pensionistas. Contudo, para conseguir este empréstimo, é necessário ter a margem consignável disponível. Compreenda o que é e como obter.

O que é a margem consignável dos empréstimos consignados?

Ler também: Real Digital: Governos Avaliam Modificações nos Pagamentos de Benefícios. Entenda!

Basicamente, a margem consignável é um teto que estabelece o valor máximo do salário de um cliente que pode ser alocado às parcelas. Em geral, essa porcentagem é de 30%, sendo 30% para os pagamentos dos empréstimos e 5% para faturas de cartão de crédito consignado.

Porém, no caso de funcionários públicos, a margem pode ser mais alta dependendo do nível – federal, estadual ou municipal –, como é o caso dos servidores da cidade do Rio de Janeiro. Esse grupo de trabalhadores tem uma margem consignável de 55%.

Ademais, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, deseja adicionar 5% a esse limite. O objetivo é permitir que seus funcionários possam acessar empréstimos mais volumosos com o benefício dos juros baixos.

Como solicitar um empréstimo consignado?

Ler também: Bolsa Família: Novas opções de empréstimo disponível pelo Caixa Tem

Primeiro, é necessário verificar se o seu banco fornece este serviço para pessoas com restrições no nome. Lembre-se de sempre usar os canais oficiais de comunicação dos bancos, pois existem muitas fraudes envolvendo esses tipos de serviços.

Geralmente, o banco solicitará alguns documentos, como RG, CPF, comprovante de residência, contracheque, declaração do Imposto de Renda (IR), extrato do benefício do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) – se for o caso –, entre outros.

Depois disso, será feita uma análise e você receberá orientações sobre o contrato do empréstimo. Em poucos dias, o dinheiro será depositado na sua conta e descontado automaticamente, conforme determinado no contrato.

10 Bancos e fintechs que disponibilizam o consignado para pessoas com o nome sujo

  • Meutudo;
  • Agibank;
  • Banco Bari;
  • Banco BMG;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Mercantil;
  • Banco Safra;
  • BRB Financeira;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil.