Pix vai mudar em 2024; veja as novidades 

O Pix chegou na vida dos brasileiros e facilitou muitos processos, graças a tecnologia, não é mais necessário esperar para receber e fazer transferências. Os antigos TED e DOC demoravam para cair na conta, mas isso mudou com a chegada do Pix. 

Para 2024, a ferramenta deve ficar ainda mais moderna: o Banco Central anunciou uma mudança histórica, revelando que o Pix Automático estará disponível a partir de outubro de 2024. Dessa forma, veja todos os detalhes dessa novidade a seguir. 

Δείτε περισσότερα: Auxílio Gás: novo valor passa a valer em 2024; entenda

Como será implementado o Pix Automático?

A ideia é proporcionar uma experiência ainda mais fluida para os usuários, eliminando a necessidade de autorização prévia a cada transação. Em outras palavras, essa inovação permitirá o cadastro de pagamentos recorrentes, como assinaturas de serviços, contas de consumo e outros débitos automáticos.

Dessa forma, o Pix Automático oferecerá maior autonomia e controle aos usuários, possibilitando a programação descomplicada de transações regulares. 

A segurança é de extrema importância, e o Banco Central destaca que continuará sendo uma prioridade. Isso se deve ao fato de o Pix Automático contar com mecanismos avançados de proteção, assegurando a integridade das transações e a privacidade dos usuários.

A notícia já está causando impacto no cenário financeiro, despertando o interesse tanto de empresas quanto de consumidores. A expectativa é que essa inovação impulsione ainda mais a adesão ao sistema da ferramenta, consolidando-a como uma opção de pagamento inovadora e eficiente.

Sobre a ferramenta

O Pix surgiu em 16 de novembro de 2020, e até outubro, cerca de 146 milhões de pessoas estavam cadastradas para utilizar a ferramenta. Somente em outubro, a ferramenta registrou 4 bilhões de transações.

Os números de 2022 também surpreenderam, com a ferramenta encerrando o ano com mais de 24 bilhões de transações. Isso significa uma média de 66 milhões de operações por dia e 46 milhões de usuários de alta frequência.

Rogério Antônio Lucca, chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos, destacou que os resultados foram alcançados mais rapidamente do que o esperado.

Imagem: Agência Brasil