Anzeigen
O governo federal vai lançar em breve o Programm Voa Brasil, uma plataforma que vai disponibilizar passagens mais em conta para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O Voa Brasil ainda não foi lançado, mas golpistas usaram um portal falso para simular uma reportagem da CNN Brasil para atrair vítimas. Desse modo, veja a seguir como funciona o golpe e saiba como se proteger.
Golpe Voa Brasil
O golpe começa quando os criminosos enviam links às vítimas oferecendo falsos descontos em passagens. Assim, quando a vítima clica no link ela é redirecionada a um chat para se cadastrar, e é neste momento em que os golpistas conseguem os dados como nome completo e CPF.
Anzeigen
Feito isso, o usuário é direcionado a uma guia de pagamento, que deve ser realizada em no máximo 30 minutos. Dessa forma, um desses portais se passou por uma reportagem da CNN Brasil, usando a identidade visual do veículo.
A CNN destacou em nota que não anunciou em nenhuma de suas plataformas qualquer tipo de promoção ou venda de passagens. A nota ainda destaca que a CNN repudia essa prática e que já tomou as medidas judiciais cabíveis.
Anzeigen
Diante da situação, o governo federal se pronunciou por meio de dois comunicados oficiais, ressaltando que o programa ainda está em fase final, e que ainda não há regras 100% concretas a respeito de seu funcionamento.
Além disso, houve um alerta para que os cidadãos denunciem essas práticas por meio dos seguintes canais oficiais:
- Telefon: (61) 20298090;
- Webseite: Sprechen Sie BR
- E-Mail: [email protected].
Como vai funcionar o programa?
Como dito antes, o programa ainda está na reta final e não divulgou todas as regras ainda. Contudo, o que se sabe até o momento é que o Voa Brasil vai disponibilizar passagens a R$ 200 a aposentados e pensionistas do INSS que tem renda de até R$ 6,8 mil.
Somit hat dieser Personenkreis Anspruch auf zwei Eintrittskarten pro Jahr, inklusive einer Begleitperson, zu den in der Nebensaison verfügbaren Zielen. Es ist erwähnenswert, dass diejenigen, die im letzten Jahr nicht gereist sind, bis zu 4 Tickets kaufen können.
Bild: Freepik