Os pagamentos do PIS (Programm zur sozialen Integration) de 2024 serão referentes ao ano-base 2022, já que os pagamentos do benefício estão com os pagamentos atrasados. O atraso se deve a pandemia, que causou um intervalo de dois anos entre o ano-base e o período de pagamentos.
Assim, muita gente já está curiosa para saber qual será o valor do benefício do ano que vem. Isso porque todo final de dezembro o calendário do ano seguinte já fica disponível. Veja a seguir mais detalhes sobre o benefício em 2024.
Quem poderá receber o PIS em 2024?
Veja a seguir quais são os requisitos para receber o PIS ano-base 2022:
- Não ter trabalhado como empregado doméstico;
- Fazer parte do sistema PIS/Pasep há no mínimo cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por 30 dias no ano-base;
- Ter ganhado até dois salários mínimos mensais no ano-base.
Então, se você cumpre os requisitos acima, você poderá receber o valor do PIS em 2024. Vale destacar que o calendário é divulgado anualmente, no mês de dezembro. Ou seja, ainda não se sabe as datas do benefício.
Valores
No que diz respeito aos valores do PIS, é importante destacar que o cálculo ocorre de acordo com o salário mínimo vigente no ano de pagamento. Ou seja, o pagamento do ano que vem refere-se ao ano-base 2022, mas vai considerar o salário mínimo de 2024.
Ainda não se sabe qual será esse valor, já que o presidente Lula ainda não divulgou qual será o valor para o ano que vem.
Como o PIS funciona?
O PIS é uma contribuição que as empresas pagam aos cofres públicos. Assim, este valor vai para pagar o seguro-desemprego e o abono salarial dos trabalhadores.
Ou seja, o foco do programa é transferir o dinheiro para os trabalhadores de baixa renda. O PASEP é similar, mas é destinado somente para os funcionários públicos.
Imagem: Divulgação/ Caixa