O governo federal já implementou o Brasilien ausrollen, um programa de renegociação de dívidas que tem ajudado muitos brasileiros a saírem da inadimplência. Agora, uma nova iniciativa entra em vigor nesta terça: a renegociação de dívidas do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).
DER renegociação recebeu autorização na semana passada e será feita pela Caixa e pelo Banco do Brasil. Na última segunda-feira (6) Camilo Santana, ministro da Educação, anunciou a novidade depois de uma reunião com o presidente Lula.
Renegociação de dívidas
É importante destacar que atualmente são mais de 1,2 milhão de inadimplentes do fundo estudantil que podem usar as condições de desconto. Assim, os descontos podem chegar até 99% do valor da dívida e o interessado deve procurar o banco responsável para negociar a situação.
Juntas, as dívidas somam R$ 54 bilhões e a ideia do governo é priorizar essas pessoas, para que o quanto antes, elas regularizem a situação. Uma grande vantagem é que, ainda que você não tenha dívidas, você pode tentar renegociar o valor do seu financiamento.
Ou seja, essa opção é muito vantajosa para todos que usufruem do FIES, então não perca tempo e confira a sua situação!
Wie funktioniert FIES?
FIES ist ein Programm, das die Studiengebühren von Studierenden an privaten Einrichtungen teilweise übernimmt. Daher kann diese Beihilfe zwischen 50% und 100% der monatlichen Gebühr decken.
Darüber hinaus können Studierende die Raten nach dem Abschluss bezahlen, allerdings müssen für die Immatrikulation einige Voraussetzungen erfüllt sein, wie zum Beispiel:
- Habe seit 2010 einige Ausgaben des Enem fertiggestellt;
- Sie haben beim Enem eine Gesamtnote von über 450 erhalten und den Aufsatz nicht mit Null abgeschlossen.
- Sie dürfen kein monatliches Pro-Kopf-Familieneinkommen haben, das drei Mindestlöhne übersteigt.
Daher ist diese Option für einkommensschwache Studierende sehr interessant, da sie eine Ausbildung mit gestuften Zahlungen ermöglicht.
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil