Em 2009 o Minha Casa Minha Vida foi criado com o objetivo de promover moradia tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais. O programa desde a sua criação entregou quase 6 milhões de unidades financiadas através do FGTS e cerca de 1,5 milhões de unidades através da faixa 1.
O programa havia dado uma pausa, porém retornou em fevereiro deste ano pelo Governo Federal. Contudo, novas regras foram sancionadas em julho e a expectativa é que até 2026 2 milhões de unidades sejam entregues.
Novas unidades do Minha Casa Minhas Vida em quatro estados
No dia 23 de outubro, 1.651 moradias do programa Minha Casa Minha vida foram entregues em Alagoas, Bahia, Espírito Santo e São Paulo.
Em Maceió, capital de Alagoas, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, participou da entrega de 384 unidades do Residencial Mário Peixoto Costa I e II.
Em Santa Maria da Vitória, na Bahia, Rui Costa, ministro da Casa Civil, participou da cerimônia em que foram entregues 250 unidades no Conjunto Habitacional Alto Paraíso.
No Espírito Santo, na cidade de Aracruz, foram entregues 537 moradias no Residencial Barra Riacho I a VI. Esta cerimónia contou com a presença da ministra, Simone Tebet, para realizar a entrega das chaves.
Já em São Vicente, São Paulo, o ministro Márcio França realizou a entrega antecipada, presencialmente, de maneira simbólica, no dia 20 de outubro.
O que o atual presidente diz sobre o evento?
Segundo a Agência Brasil, Lula, disse: “todo mundo fica feliz e realiza um sonho quando tem uma casa”, disse ainda que “A casa e a educação são dois valores que toda alma feminina e masculina deseja ter no Brasil”.
Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia por videoconferência, pois está se recuperando da cirurgia que foi um sucesso realizada em setembro no quadril.
Obrázek: Disclosure/ Agência Brasil