Universo dos Cartões
0%

Como peço minha ID Jovem?

Como peço minha ID Jovem?

O ID Jovem é um programa que atende aos jovens que possuem idade entre 15 e 29 anos, de baixa renda e não é obrigatório estar estudando para ser beneficiado.

Este programa abre aos jovens possibilidades de acesso à cultura, lazer e descontos atrativos em transportes interestaduais.

Como participar do programa?

Para participar desse programa, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade e solicite o cadastramento com seu Documento de Identificação com foto, Número de Identificação Social (NIS), Comprovante de renda, domiciliar e outros documentos a depender do CRAS de sua cidade.

Quero emitir minha carteirinha, como faço?

Após realizar o cadastramento no posto de atendimento CRAS, você pode emitir sua carteirinha através do aplicativo ou site ID Jovem ao informar os seguintes dados:

  • Nome Completo;
  • Número de Identidade Social – NIS;
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento.

Tenho benefícios em viagens com meu ID Jovem?

Sim, por incrível que pareça, um dos principais objetivos deste programa são as viagens. Através deste benefício, é possível adquirir gratuitamente duas passagens por veículo  de serviço convencional ou transporte interestadual. Caso as vagas estejam ocupadas, você tem o desconto de no mínimo 50% nas demais vagas.

Portanto não perca tempo, realize seu cadastro, emita sua carteirinha e usufrua deste benefício.

Lembre-se, o ID Jovem é um documento digital, você pode acessá-lo de onde estiver através do aplicativo ou site. No momento da apresentação, é necessário portar também um documento com foto para comprovação de sua identidade.

Meu ID Jovem vence?

O que poucos sabem é que ele é válido por 180 dias. Após o vencimento, basta se cadastrar novamente e voltar a usufruir dos benefícios.

Fique atento!

O ID Jovem é de uso individual e intransferível. Portanto, só você pode utilizar dos benefícios que ele oferece. 

Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil