Universo dos Cartões
0%

Como faço para ter minha ID Jovem?

Como faço para ter minha ID Jovem?

A ID Jovem surgiu em março de 2016 com intuito de garantir o acesso à cultura e entretenimento para jovens de baixa renda. Até hoje, o benefício já chegou a mais de 3,6 milhões de brasileiros. 

Assim, o documento pode ser emitido de forma gratuita e é usado para comprovar a condição social do jovem para que ele possa usufruir da meia entrada. Desse modo, veja a seguir como fazer a sua ID Jovem. 

Como solicito minha ID Jovem?

Solicitar o documento é bem fácil, e o melhor de tudo: é online. Isso mesmo, você não precisa sair de casa para ter acesso a este benefício, basta acessar o site ou app (Android e iOS). Feito isso, você precisará colocar suas informações pessoais como nome, data de nascimento, número do NIS, entre outros. 

Depois, coloque as informações adicionais e aguarde a emissão do seu documento. Assim, a carteirinha vale por seis meses e pode ser renovada depois deste período. 

É importante destacar que o benefício só está disponível para jovens entre 15 e 29 anos que façam parte de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, isto é, R$ 2.424,00. 

Além disso, estar inscrito no CadÚnico é essencial para ter acesso a ID Jovem, então se você não tem cadastro, faça já o seu! 

Quais os benefícios que a ID Jovem oferece?

Como dito antes, a ID Jovem oferece o benefício da meia entrada em programas culturais como:

  • Eventos artísticos;
  • Teatro;
  • Cinema;
  • Shows;
  • Eventos esportivos;
  • Eventos educativos
  • Circos.

Portanto, para usufruir do benefício de meia entrada o jovem precisa apresentar a carteirinha e um documento de identidade com foto. Vale lembrar que o benefício vale tanto para eventos realizados em espaços públicos quanto privados.

Viaje mais 

Uma das grandes vantagens da ID Jovem, que faz muito sucesso entre o público, é a possibilidade de viajar gratuitamente. Isso porque o beneficiário pode solicitar um bilhete de viagem interestadual em rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias de graça.

Cada empresa oferece duas vagas, mas caso estas já estejam compradas, a companhia oferece 50% de desconto na passagem. 

Marcello Casal/ Agência Brasil