Oglasi
Para prevenir o direcionamento indevido do Bolsa Família a quem não tem direito, o Governo Federal inspeciona regularmente os cadastros de milhões de brasileiros do beneficio.
Em alguns cenários, o Governo pode tomar a iniciativa de bloquear o benefício como ação cautelar, exigindo que a pessoa se dirija ao CRAS para validar a sua condição e demonstrar que realmente precisa do benefício.
Por isso, se o bloqueio do seu benefício ocorreu, mantenha a calma! Se você de fato tem direito, pode reestabelecer o pagamento mensal seguindo alguns passos simples que esclarecemos neste texto. Continue a leitura para compreender melhor e resolver suas dúvidas.
Oglasi
Descubra como desbloquear o Bolsa Família em julho
Como salientamos previamente, o bloqueio do Bolsa Família não tem o objetivo de desassistir os brasileiros, mas de assegurar o combate a possíveis fraudes. Mesmo que você esteja ciente da regularidade da sua situação, o Governo realiza verificações frequentes para confirmar que tudo está conforme o esperado.
Ler também: Saque do Bolsa Família sem Documentos choca brasileiros
Oglasi
Desse modo, o Governo tem mais facilidade para detectar fraudes, anulando cadastros enganosos e incluindo famílias que realmente precisam desse auxílio.
No entanto, sabemos como pode ser frustrante ver uma mensagem de bloqueio ao abrir o aplicativo do benefício, certo? Por isso, preparamos um guia sobre como desbloquear. Veja abaixo:
- Primeiro, organize todos os documentos da sua família, além dos seus. Não se esqueça de separar comprovantes de renda e de residência;
- Depois, vá ao CRAS onde fez seu cadastro no CadÚnico, com todos os documentos necessários;
- Fale com o atendente sobre o bloqueio do seu benefício e tente entender a razão. Se for apenas uma medida de precaução do sistema, o atendente poderá desfazer o bloqueio e você deverá aguardar. Contudo, se houver alguma irregularidade no cadastro, será preciso corrigir o que está “errado” e, depois, retornar ao CRAS e solicitar o Bolsa Família novamente.
Qual pode ser a causa do bloqueio?
Em muitas situações, o Governo bloqueia o cadastro no Bolsa Família quando identifica suspeitas de fraude. Isto é, se sua família tem uma renda que a impede de receber esse auxílio, o benefício pode ser suspenso.
Ler também: Bolsa Família: Novas opções de empréstimo disponível pelo Caixa Tem
Além desse caso, outros fatores podem levar ao bloqueio:
- Se houver crianças na família que não frequentam a escola regularmente, o benefício pode ser bloqueado;
- Se as crianças não estão sendo vacinadas conforme a idade recomendada, o benefício pode ser suspenso;
- Se você afirmou que vive sozinho, quando na verdade vive com outros familiares, o bloqueio também pode ocorrer;
- Outro fator é a desatualização cadastral, pois se você não atualizou as informações da sua família no CadÚnico nos últimos dois anos, o Bolsa Família será bloqueado até a próxima atualização.
Examine quais dos fatores acima podem ter causado o bloqueio do seu benefício e procure orientações mais específicas para o seu caso no CRAS mais próximo.