Bolsa do Povo: quem tem direito a este benefício?

O Bolsa do Povo é um programa do governo do Estado de São Paulo, criado em 2021, para auxiliar famílias de baixa renda que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Este programa abrangente oferece suporte a mais de 500 mil pessoas em São Paulo, visando a melhoria de suas condições de vida e oportunidades.

Mas, você sabe quem tem direito a esse benefício e quais são os requisitos para se qualificar? Veja a seguir todos os detalhes a respeito desse benefício. 

Pogledajte više: De onde são os vencedores da Mega da Virada?

O que é o Bolsa do Povo?

O programa, como dito acima, é uma iniciativa que visa centralizar a gestão de vários benefícios, projetos e ações, alguns com transferência direta de renda, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Portanto, o programa inclui o Renda Cidadã, o Bolsa Trabalho e o Aluguel Social, entre outros benefícios, e foi instituído pela Lei nº 17.372.

Quem tem direito ao benefício?

Para se qualificar para os benefícios do Bolsa do Povo, existem critérios específicos para cada programa. Geralmente, os interessados devem ter 18 anos ou mais, residir no Estado de São Paulo por mais de dois anos, e estar em situações como falta de moradia ou moradia precária, baixa qualificação profissional, ou emprego informal. A quantidade do auxílio depende do tipo de benefício, variando entre R$ 100,00 e R$ 2.400,00.

Além disso, o Bolsa do Povo SP reúne 15 benefícios divididos em áreas como trabalho, assistência social, educação, saúde, qualificação profissional, esporte e habilitação. Entre eles, estão:

  • Ação Jovem;
  • Vale Gás;
  • Bolsa do Povo Estudantes;
  • Aluguel Social;
  • Auxílio Moradia;
  • Bolsa Empreender;
  • SP Acolhe.

Ou seja,o benefício  oferece uma ampla gama de apoio a diferentes grupos e necessidades. Seja por meio de auxílio financeiro direto, programas de qualificação profissional ou suporte habitacional, o Bolsa do Povo SP busca oferecer uma base sólida para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários. 

Assim, ao abranger uma variedade de áreas e necessidades, o programa mostra um comprometimento com a inclusão social e a promoção de uma sociedade mais equitativa e justa.

Imagem: Reprodução/ capaobonito.sp.gov.br