A ID jovem é um recurso do governo federal para os jovens brasileiros. Assim, por meio desta carteirinha jovens e adolescentes de baixa renda têm a possibilidade de ter acesso a cultura e entretenimento.
Apesar de muito vantajosa, muita gente ainda fica em dúvida de pode ou não fazer a carteirinha e não sabe quais são os benefícios oferecidos. Sendo assim, veja a seguir todos esses detalhes da ID Jovem e tire suas dúvidas.
Benefícios da ID Jovem
Um dos benefícios mais vantajosos são as viagens, já que com a carteirinha em mão é possível conseguir sua vaga em transportes interestaduais. O governo disponibiliza duas vagas por transporte, mas caso as duas estejam ocupadas é possível, ainda, obter 50% de desconto nas outras vagas.
Além disso, há outras grandes vantagens, como pagar meia-entrada nos seguintes programas culturais:
- Teatro;
- Eventos esportivos;
- Cinema;
- Shows.
Programas e ações de assistência social também são uma possibilidade para quem tem ID Jovem. Sendo assim, há cursos profissionalizantes e programas educativos que contribuem para a formação e capacitação de jovens de baixa renda.
Quem pode ter?
Essa é uma dúvida muito frequente, mas o benefício é para quem tem entre 15 e 29 anos e fazem parte de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritos no CadÚnico.
Então, se você faz parte deste grupo e deseja obter sua ID Jovem não perca tempo e faça seu cadastro! Esse processo é gratuito e totalmente online, o que facilita muito. Desse modo, veja quais as etapas:
- Pristupite site ou baixe o app (Android e iOS);
- Coloque suas informações pessoais como nome, data de nascimento, número do NIS, entre outros;
- Preencha as informações adicionais;
- Feito!
O que dizem os jovens?
A ID jovem recebe, diariamente, muitos comentários positivos, veja alguns deles:
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil