Loading...
0%

Bolsa Família: golpistas enviam SMS falso de atualização do cadastro; saiba mais

Bolsa Família: golpistas enviam SMS falso de atualização do cadastro; saiba mais

Recentemente, em Manaus, tem havido relatos de um golpe envolvendo o envio de SMS falso relacionado ao Bolsa Família, que consiste no envio de mensagens de texto fraudulentas para os beneficiários do programa social. 

Assim, essas mensagens geralmente contêm informações enganosas, como a necessidade de atualizar dados cadastrais ou a promessa de receber um valor adicional no benefício. Diante disso, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) emitiu um alerta aos beneficiários para que estejam alertas quanto ao novo golpe.

Como funciona o golpe do SMS do Bolsa Família

Portanto, os golpistas enviam SMS para os beneficiários do Bolsa Família, solicitando que cliquem em um link fornecido na mensagem. No entanto, esse link geralmente faz o direcionamento das vítimas para um site falso, onde há a solicitação de informações pessoais e financeiras. Assim, ao fornecer esses dados, as vítimas acabam sendo alvo de roubo de identidade e fraude financeira.

Dessa forma, para evitar cair em golpes de SMS falsos relacionados ao Bolsa Família, é importante estar ciente de alguns sinais de alerta. Pois, mensagens que solicitam informações pessoais ou financeiras, que contêm erros de ortografia ou gramática, ou que parecem muito boas para ser verdade devem ser tratadas com cautela.

Golpe SMS Bolsa Família
Imagem: Arquivo / Agência Brasil

Como se proteger

À vista disso, para se proteger contra golpes de SMS falsos, é fundamental seguir algumas precauções simples, como nunca clicar em links suspeitos enviados por SMS, especialmente se solicitarem informações pessoais ou financeiras. 

Além disso, é importante verificar sempre a autenticidade das mensagens entrando em contato diretamente com os órgãos responsáveis, como a CAIXA Econômica Federal, para confirmar qualquer informação recebida.

Enfim, se receber um SMS suspeito relacionado ao Bolsa Família ou a qualquer outro programa social, é importante denunciar o golpe imediatamente à Polícia Federal ou à CAIXA Econômica Federal.

Imagem: Arquivo / Agência Brasil