Universo dos Cartões
0%

Bolsa Família em Agosto: Calendário de Pagamento Atualizado e Formas de Receber

Bolsa Família em Agosto: Calendário de Pagamento Atualizado e Formas de Receber

O Governo Federal recentemente divulgou mais especificidades a respeito dos pagamentos do Bolsa Família para agosto. Atualmente, esse programa de subsídio assiste mais de 20 milhões de indivíduos por todo o Brasil. Em agosto, a intenção do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome é manter este mesmo patamar.

Conforme o Ministério, o início dos pagamentos do Bolsa Família de agosto está previsto para o dia 18. Tal como nos meses passados, a quantia será depositada nos últimos 10 dias úteis do mês. O beneficiário precisa verificar o final do seu Número de Identificação Social (NIS) para conhecer a data exata do recebimento. Veja o calendário abaixo:

  • Pessoas com NIS terminado em 1: 18 de agosto (sexta-feira);
  • Pessoas com NIS terminado em 2: 21 de agosto (segunda-feira);
  • Pessoas com NIS terminado em 3: 22 de agosto (terça-feira);
  • Pessoas com NIS terminado em 4: 23 de agosto (quarta-feira);
  • Pessoas com NIS terminado em 5: 24 de agosto (quinta-feira);
  • Pessoas com NIS terminado em 6: 25 de agosto (sexta-feira);
  • Pessoas com NIS terminado em 7: 28 de agosto (segunda-feira);
  • Pessoas com NIS terminado em 8: 29 de agosto (terça-feira);
  • Pessoas com NIS terminado em 9: 30 de agosto (quarta-feira);
  • Pessoas com NIS terminado em 0: 31 de agosto (quinta-feira).

Antecipações

Ler também: Saque do Bolsa Família sem Documentos choca brasileiros

Adicionalmente, o Governo Federal assegurou que fará antecipações de repasses para certos grupos do Bolsa Família em agosto. Assim como nos meses anteriores, os beneficiários que recebem normalmente nas segundas-feiras terão seus pagamentos antecipados para o sábado imediatamente anterior. Veja a seguir:

Pessoas com NIS terminado em 2: recebem oficialmente na segunda-feira (21/08), mas terão o saldo disponível antecipadamente a partir do sábado (19/08);
Pessoas com NIS terminado em 7: recebem oficialmente na segunda-feira (28/08), mas terão o saldo disponível antecipadamente a partir do sábado (17/08).

Quem pode receber o Bolsa Família

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, os pagamentos do Bolsa Família de agosto serão realizados somente para os indivíduos que possuem uma conta ativa e atualizada no CadÚnico do Governo Federal. Além disso, o cidadão precisa ter uma renda per capita de até R$ 218.

Essas normas sofreram alterações ao longo do novo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até o fim do último ano, a renda per capita máxima era menor, o que possibilitou que um número maior de pessoas se tornasse elegível para o benefício social.

Como posso me inscrever para o Bolsa Família de agosto

Para agosto, não haverá alterações nas regras de seleção do programa Bolsa Família. O Ministério do Desenvolvimento Social reafirmou que não há um processo direto de inscrição que o cidadão possa realizar para requerer o benefício social neste momento inicial.

No entanto, existem algumas ações que o cidadão pode tomar para ter mais chances de ser selecionado. Veja abaixo:

  • Se inscrever no CadÚnico

Se você ainda não está cadastrado no CadÚnico, o conselho é que se inscreva o quanto antes. O processo de inscrição ocorre na prefeitura de cada cidade. É crucial levar os seus documentos e os documentos de todos os membros da sua família para começar o processo.

  • Manter o CadÚnico atualizado

Para aqueles que já estão no CadÚnico e querem começar a receber o Bolsa Família, a sugestão é manter o Cadastro atualizado. A atualização precisa ser feita ao menos uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família, como um óbito, um nascimento ou uma mudança de endereço.

  • Ser honesto

Não vale a pena tentar enganar o Governo Federal de alguma maneira. O Ministério do Desenvolvimento Social possui formas de cruzar as informações que estão indicadas no CadÚnico. Quem mantém o sistema atualizado com dados verdadeiros tem mais chances de ser selecionado.