Bolsa Família Bloqueado? Saiba Como Contestar e Recuperar seus Benefícios!

Às vezes, muitas famílias encaram a situação de ter o Bolsa Família suspensa devido à identificação de alguma irregularidade. Entretanto, muitas delas alegam que a suspensão ocorre erroneamente e que elas mantêm o direito de receber o auxílio.

Então, o que se pode fazer em tais circunstâncias? Como assegurar a continuidade do benefício e o recebimento mensal pela família? Neste texto, elucidamos essas questões para você ter uma compreensão aprimorada sobre o tema. Continue lendo.

Posso recorrer à suspensão do Bolsa Família?

Ler também: Reestruturação do Bolsa Família? Compreenda as modificações com a atual MP

Primeiramente, é importante afirmar que sim, é viável recorrer à suspensão do Bolsa Família. O processo é relativamente direto:

  • A família deve investigar a razão da suspensão do benefício para verificar se tudo está conforme ou se algo necessita regularização;
  • Posteriormente, é preciso coletar todos os documentos necessários e ir até o CRAS mais próximo para entrar com o recurso. Lá, é possível apresentar documentos que validem renda, número de membros na família, local de residência, e assim em diante;
  • Se tudo estiver conforme as normas do programa, o gestor pode reverter o cancelamento realizado no Sistema de Benefícios ao Cidadão.

Viu como é fácil recorrer? Vale lembrar que, em determinadas circunstâncias, o CRAS pode solicitar informações e documentos adicionais para assegurar que você realmente tem direito ao benefício.

Tudo isso ocorre porque, lamentavelmente, ainda existem pessoas que se cadastram no Bolsa Família sem realmente necessitar do auxílio. Este tipo de situação resulta em muitas pessoas dignas do benefício ficando de fora do programa. Ademais, os cadastros inadequados acarretam custos exorbitantes para o Governo.

Por essa razão, essas verificações rigorosas e os cancelamentos objetivam assegurar que o programa seja mantido com eficácia e segurança. Ou seja, não é uma forma de punição. Afinal, se a sua família tem o direito de receber o benefício e está em conformidade com as regras do Bolsa Família, ela poderá receber.

E se eu não recorrer?

Se a sua família sofreu a suspensão ou até mesmo o cancelamento do Bolsa Família, mas ninguém deseja comparecer ao CRAS para recorrer, infelizmente, não existe outra maneira de evitar que o pagamento seja encerrado.

Ler também: SAQUE DE ‘DINHEIRO ESQUECIDO’ EM BANCOS É LIBERADO; VEJA COMO FAZER.

Em outras palavras, a única forma de voltar a receber o valor é recorrendo à situação ou esperando, após 6 meses, para se reinscrever no programa e verificar se a sua família ainda atende aos requisitos.

Vale ressaltar que o período para recorrer ao cancelamento é de 180 dias a partir da data de cancelamento do benefício.

Se ultrapassar esse prazo, será preciso, novamente, passar por todo o processo de seleção para o recebimento do Bolsa Família.

Portanto, se você teve seu benefício bloqueado ou cancelado, busque mais informações no CRAS mais próximo e regularize a situação.