Recentemente, um morador de Caldas Novas, em Goiás, recebeu um Pix inesperado de R$ 50 mil. O valor foi transferido por engano ao morador, que mesmo desempregado devolveu o dinheiro.
A situação aconteceu no dia 13 de outubro, e quem transferiu o dinheiro foi Vinicius Eduardo Silva, de Itumbiara, sul de Goiás. Veja mais detalhes a respeito da situação.
O que aconteceu?
Vinicius ia pagar um carro que havia comprado quando por engano transferiu o valor para outra pessoa. Isso aconteceu porque a chave do Pix do vendedor era um número de telefone, que tinha apenas um número diferente do Pix de Gustavo, que recebeu o dinheiro por engano.
Como Vinicius não checou os dados, a transferência foi feita. Diante da situação, ele e a família recorreram ao banco para pedir ajuda, mas a instituição destacou que não podiam ajudar.
Então, a alternativa foi ligar para o número e enviar uma mensagem. Gustavo, que recebeu o Pix, ficou assustado com o número de mensagens e ligações desconhecidas, chegou a pensar que era uma entrevista de emprego, como destaca o G1.
Ele ainda destacou que depois de ler as mensagens pensou estar caindo em um golpe, mas quando viu o dinheiro em sua conta entendeu o que aconteceu. Gustavo afirmou que devolveu o dinheiro na mesma hora.
Quando é possível cancelar um Pix?
É importante destacar que situações como essa não se enquadram nas regras de cancelamento de Pix, que são:
- Falha operacional;
- Arrependimento de compra;
- Fraude.
Ou seja, transferências erradas não são aceitas, então sempre esteja atento na hora de fazer um Pix. Ainda que não seja possível contestar essa situação na maioria dos casos, existem bancos que oferecem seguros contra isso, mas confira quais são os requisitos e se você de fato tem direito ao benefício.
Vinicius teve sorte de receber o dinheiro de volta, mas ele poderia ter ficado sem o dinheiro, então é bom ficar atento!
ছবি: Pixabay