Golpe da troca de cartão: saiba como se proteger

Você conhece o golpe da troca de cartão? Esse tipo de fraude financeira já é famosa, mas ainda consegue fazer novas vítimas. Nessa modalidade de estelionato, você tem seu cartão trocado por um falso no meio de uma transação.

O golpe costuma acontecer em lugares mais movimentados, já que o criminoso precisa fazer a troca sem que você perceba. Basicamente, ele pega seu cartão para passar na maquinha e, em muito momento de descuido seu, troca por outro parecido.

Quando rouba seu cartão, o bandido pode fazer transações não autorizadas e utilizar seus dados para propósitos ilegais. Sendo assim, vale conhecer algumas dicas que ajudam você a se proteger desse tipo de esquema criminoso.

Dicas: evite o golpe

Antes de mais nada, é importante pontuar que você deve sempre tomar cuidado quando for fazer qualquer tipo de operação financeira. Isso inclui, por exemplo, prestar atenção no valor que consta no visor da maquininha. Também mantenha seu cartão na mão.

Entregar o cartão na mão do “vendedor” é o primeiro passo para a realização desse golpe. Depois de conferir o valor da compra, passe você mesmo o cartão, sem entregar ele para ninguém mais. Também mantenha a atenção na hora de digitar sua senha.

Golpes financeiros: fique atento para atividades suspeitas

De maneira geral, golpes financeiros precisam que existem algum grau de colaboração involuntária da vítima. Isso quer dizer que, em muitos casos, manter a atenção redobrada para situações suspeitas pode ser o suficiente para preservar sua segurança.

Isso vale não somente para o golpe da troca de cartões, mas para fraudes online também. A grosso modo, não compartilhe informações sensíveis com outras pessoas. Dados como senha ou código de segurança devem permanecer somente com você.

Conforme indica o Banco Central, caso identifique um golpe, entre em contato imediato com banco.

Imagem: Freepik