Mais uma greve do Metrô deve acontecer em São Paulo, visto que o sindicato dos trabalhadores aprovaram uma paralisação para amanhã (28). Assim, as linhas de trem da CPTM e Metrô que não são privadas não funcionarão.
Essa greve tem grande impacto econômico e também no cotidiano dos trabalhadores da capital paulista. Sendo assim, entenda melhor a seguir qual o motivo das paralisações.
আরও দেখুন: Mega-Sena de amanhã vai sortear R$ 32 milhões
Qual o motivo da greve do Metrô de São Paulo?
É importante destacar que desde junho deste ano os trabalhadores do Metrô, da CPTM e da Sabesp exigem que o governo impeça as privatizações imediatamente. Vale destacar que as privatizações e terceirizações de serviços estão sendo discutidas desde que Tarcísio de Freitas assumiu o governo.
এইভাবে, মেট্রো এবং রেলওয়ে কর্মীরা দাবি করেন যে সরকার রাষ্ট্রীয় মালিকানাধীন কোম্পানিগুলিকে বেসরকারী নেটওয়ার্কের কাছে হস্তান্তরের বিষয়ে গণভোটের মাধ্যমে জনগণের সাথে পরামর্শ করবে। তদুপরি, শ্রমিকরা দাবি করেছেন যে সাবেসপের বেসরকারীকরণের ফলে জল বিতরণের মান আরও খারাপ হবে।
কর্মীরা বেসরকারী পরিষেবার নিম্নমানের উদাহরণ হিসাবে উল্লেখ করেছেন, ভায়াবিলিডেডে ছাড়ের পরে CPTM লাইন 8 এবং 9 এর ব্যর্থতা।
Quem vai participar da greve?
Como dito antes, metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp farão parte da greve, mas além deles outros profissionais devem se juntar, como:
- Profissionais da rede de ensino estadual e municipal;
- Trabalhadores da Saúde;
- Profissionais da Fundação Casa.
Apesar da greve do Metrô, os trabalhadores anunciaram que podem trabalhar normalmente se o governo liberar as catracas para a população. Até o momento Tarcísio de Freitas não disse que cederia ao pedido.
Outras greves
Essa é a segunda greve que acontece em mais ou menos um mês, visto que em 3 de outubro uma greve unificada entre Metrô, Sabesp e CPTM aconteceu. Na ocasião, a capital paulista registrou 600km de lentidão.
Imagem: Fernando Frazão