Estar inscrito no CadÚnico garante o pagamento de benefícios?

O CadÚnico é a porta de entrada para receber diversos benefícios do governo federal, mas para receber os valores é preciso cumprir as regras de cada programa. Outro detalhe importante é manter as informações sempre atualizadas. 

Isso porque o CadÚnico é utilizado como uma ferramenta de identificação e seleção de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Veja mais detalhes a seguir. 

Вижте още: Saiba como aumentar seu limite do Nubank sem análise de crédito

Quais benefícios o CadÚnico oferece? 

Veja a seguir os benefícios que o CadÚnico oferece aos beneficiários:

  • Моят дом Моят живот;
  • Programa Tarifa Social Energia Elétrica;
  • Tarifa social de água;
  • Болса Фамилия;
  • ID Jovem;
  • Карта за възрастни хора;
  • Bolsa Família. 

Sobre o CadÚnico

O CadÚnico surgiu em 2001, e é uma central de informações que o governo usa para saber como vivem as famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Assim, ele é a porta de entrada para os demais benefícios sociais do governo, o que significa que sem ele não é possível receber o Bolsa Família ou Auxílio Gás, por exemplo. 

Quem pode se cadastrar? 

O CadÚnico, como dito antes, foca em famílias de baixa renda, que ganham meio salário mínimo por pessoa. Contudo, famílias com renda mensal de até três salários mínimos podem se cadastrar, desde que haja um vínculo de inclusão em programas sociais do governo. 

Além disso, pessoas em situação de rua também podem  se cadastrar para ter acesso aos benefícios. 

Caso você ainda não tenha cadastro, basta ir pessoalmente até um posto de atendimento da sua cidade. Isso porque apesar de ser um programa do governo, ele é operacionalizado pelas prefeituras. 

Assim, os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) fazem esse tipo de serviço e podem ajudar de forma rápida. Para fazer o cadastro é preciso levar documentos como RG, CPF e título de eleitor. 

Além disso, o responsável pela família deve levar ao menos um documento de identificação de cada membro da família. 

Imagem: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento