Recentemente, uma série de tarifas bancárias que podem ser resgatadas pelos clientes foi discutida pela especialista em finanças Nath Finanças, que também é membro do Conselho do Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável do atual governo.
Em uma publicação nas redes sociais, foi explicado por ela sobre a resolução do Banco Central, que estabelece as normas tarifárias a serem seguidas pelas instituições financeiras em todo o país. Em muitos casos, é possível solicitar o reembolso.
O post de Nath Finanças viralizou porque ensina passo a passo como os brasileiros podem solicitar a devolução de valores pagos por serviços prestados pelos bancos, o que muitas pessoas desconhecem.
Tarifas bancárias: quais serviços são gratuitos?
Antes de conhecer a resposta dos bancos após a repercussão, é importante destacar quais serviços devem ser prestados gratuitamente pelos bancos, conforme determinado pela resolução do Banco Central. Vejamos:
- Cartão com função débito;
- Realização de até quatro saques por mês;
- Realização de até duas transferências de recursos entre contas do mesmo banco por mês;
- Consultas na internet;
- Compensação de cheques;
- Disponibilidade de até 10 folhas de cheque por mês.
Esses serviços devem ser gratuitos para todas as contas correntes. Contas poupança têm especificidades diferentes.
O que dizem os bancos?
Agora, vamos conhecer as declarações dos bancos após a repercussão das informações sobre o assunto. Em nota, o Banco do Brasil afirma que garante serviços com o melhor custo-benefício aos seus clientes e que segue todas as determinações das resoluções do Banco Central.
O Itaú informou que oferece diversas opções de pacotes de tarifas que os clientes podem escolher. Nesse sentido, os serviços mais utilizados pelos usuários podem apresentar custos mais atrativos.
O Santander, por sua vez, afirmou que sempre disponibiliza pacotes gratuitos para os clientes pessoa física, mas aconselha que eles escolham as opções que melhor atendam suas necessidades específicas. As respostas foram publicadas pelo g1.