ESTAS cidades poderão pedir o adiantamento do Bolsa Família; confira

Na última sexta-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou que os municípios que decretaram emergência devido aos temporais que atingiram diferentes partes do Brasil podem solicitar a antecipação do Bolsa Família.

Assim, a iniciativa tem o intuito de garantir que o Bolsa Família chegue mais rápido às famílias impactadas. Além disso, o governo federal também irá entregar cestas de alimentos para as famílias atingidas, garantindo a segurança alimentar desses brasileiros que estão sofrendo com as consequências das fortes chuvas da última semana. Veja mais detalhes!

Entrega de medicamentos

Ademais, também com o objetivo de atender as famílias atingidas pelas chuvas, neste sábado (23), o Ministério da Saúde anunciou que o estado ou município que declararam emergência ou calamidade pública poderão solicitar o envio de kits de medicamentos e também de técnicos para acompanhar os sistemas de saúde locais.

Dessa forma, o kit conta com 32 tipos de medicamentos além de 16 tipos de insumos, como ataduras, luvas e seringas. Assim, o material é suficiente para atender cerca de 1,5 mil de pessoas durante um mês. Além disso, o Ministério da Saúde destinou R$ 1,5 bilhão para emergências relacionadas às situações de calamidade devido às mudanças climáticas.

Mão segurando cartão do Bolsa Família
Imagem: Lula Marques/Agência Brasil

Bolsa Família de abril

No entanto, vale destacar que as famílias que não residem em locais onde foi decretada situação de emergência ou calamidade receberão o Bolsa Família referente ao mês de abril de acordo com o calendário oficial, que segue conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário titular. Confira:

الرقم الأخير من الشيكلتاريخ الدفع
114 de abril
217 أبريل
318 أبريل
419 أبريل
520 de abril
624 أبريل
725 أبريل
826 أبريل
927 أبريل
028 أبريل
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Imagem: Lula Marques/Agência Brasil